sábado, 5 de novembro de 2011

ProInfo Educativa - Jéssica Barreto

 
     É um blog com fins educacionais,onde estamos trabalhando com Informatica na educaçao, na faculdade e a distancia de pedagogia.
     A educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação do saber socia (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos Ie culturais.

   I - Apresento a vocês os objetivos do ProInfoEducativo:

* Refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;

* Compreender a estruturação e o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (wikis, youtube etc.);

* Refletir sobre a importância destas ferramentas na construção de novas práticas pedagógicas;

* Habilitar-se a incluir a postagens de vídeos no seu Blog.

     II - Informática e Aprendizagem

Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor;
Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem;
Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO);
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

     III - A Internet na escola
O uso da Internet nas escolas está delimitado, em sua maioria na pesquisa de informação. As pessoas esquecem que o grande potencial da Internet é a comunicação. Entretanto, dentro de nossa visão de processo, isso é admissível. Em um primeiro momento, usamos a Internet como ferramentae sua característica mais marcante que é o acesso à informação.
Após um processo de maturação, percebemos que a Internet é mais que isso: passamos a usá-la como uma rede comunicação. Passamos a participar de projetos e eventos colaborativos mundiais, a participar de Listas de Discussão no qual debatemos e trocamos experiências ea usa-la com ferramenta de expressão política e social.


     IV - Conclusão
A Informática educacional, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Podemos, agora, tirar algumas conclusões importantes sobre a introdução da Informática na escola .Ela ocorre:     
            ·dentro de um processo, com alguns momentos definidos;
           ·quando existe a figura do coordenador de informática que articula e gerencia o processo, de modo a buscar os recursos necessários e mobilizar os professores. 
     Quando essa introdução está engajada num projeto pedagógico, com o apoio da direção que oferece os   recursos necessários.



Um comentário:

  1. Olá, minha amiga! Seu blog está perfeito. Seu texto está bem estruturado, é de fácil compreensão e está coerente com a proposta. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!! Beijos!

    ResponderExcluir